Bem Vindo!

Entrou no blog do grupo de Área de Projecto, da Escola Secundária Miguel Torga, cujo trabalho incide sobre o tema A Imigração da População Brasileira para Portugal, com o qual se pretende:

1. Conhecer a população Brasileira em Portugal

2. Identificar as razões/motivações que levaram à imigração

3. Determinar o impacto da população Brasileira na Economia Nacional

4. Debater a problemática da Interculturalidade

5. Perspectivar a evolução da imigração Brasileira em Portugal

Se é cidadão Brasileiro residente em Portugal, contamos com a sua colaboração, para desenvolver este Blog .





AMIGOS BRASILEIROS,
Para melhor conhecermos a vossa Comunidade, residente em Portugal, contamos com a vossa cooperação através da resposta às quatro questões que publicámos neste Blog.

Os nossos agradecimentos e um abraço fraterno.



"O SEF VAI À ESCOLA", um projecto inovador !

Tem filhos em idade escolar?

Então saiba que, o SEF tem um importante projecto, com o nome, “O SEF vai à Escola”, com o objectivo de atribuir ou renovar títulos de residência em território português a alunos que frequentam estabelecimentos de ensino em Portugal.

Para mais informações, contacte o estabelecimento de ensino que o seu filho frequenta ou aceda ao site: http://www.imigrante.pt/campanha_SEF_escola.htm.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Escolha por Portugal

Portugal como Destinos dos Imigrantes Brasileiros

As principais razões que levaram a Comunidade Brasileira a imigrar para Portugal estão relacionadas com um vasto leque de escolhas e de oportunidades de trabalho, que assegurem melhores condições de vida, dadas as limitadas expectativas de emprego e as  dificuldades económico-sociais que se faziam sentir no seu país de origem, aquando da sua partida.

Um estudo demonstra que os Imigrantes Brasileiros legalizados em Portugal residem sobretudo nas regiões metropolitanas de Lisboa (41,2%) e no Porto (13,6%), onde se concentram as maiores aspirações laborais.
Outros motivos que originaram a intensificação dos fluxos migratórios e que levaram à escolha por Portugal, estão associados ao facto de conhecerem e dominarem a língua e a cultura ser comum.

O facto de estes imigrantes usufruírem de um estatuto particular de igualdade de direitos, ao nível jurídico, e a adesão de Portugal à União Europeia contribuíram, também, para o grande aumento dos fluxos migratórios de Brasil para Portugal, ocorrido aquando da situação de hiper inflação e de insegurança generalizada que afectou o Brasil durante os anos oitenta.

Em suma, as disparidades sócio-económicas entre o país de origem e o país de destino fizeram "disparar" os fluxos migratórios.


Sem comentários:

Enviar um comentário