Bem Vindo!

Entrou no blog do grupo de Área de Projecto, da Escola Secundária Miguel Torga, cujo trabalho incide sobre o tema A Imigração da População Brasileira para Portugal, com o qual se pretende:

1. Conhecer a população Brasileira em Portugal

2. Identificar as razões/motivações que levaram à imigração

3. Determinar o impacto da população Brasileira na Economia Nacional

4. Debater a problemática da Interculturalidade

5. Perspectivar a evolução da imigração Brasileira em Portugal

Se é cidadão Brasileiro residente em Portugal, contamos com a sua colaboração, para desenvolver este Blog .





AMIGOS BRASILEIROS,
Para melhor conhecermos a vossa Comunidade, residente em Portugal, contamos com a vossa cooperação através da resposta às quatro questões que publicámos neste Blog.

Os nossos agradecimentos e um abraço fraterno.



"O SEF VAI À ESCOLA", um projecto inovador !

Tem filhos em idade escolar?

Então saiba que, o SEF tem um importante projecto, com o nome, “O SEF vai à Escola”, com o objectivo de atribuir ou renovar títulos de residência em território português a alunos que frequentam estabelecimentos de ensino em Portugal.

Para mais informações, contacte o estabelecimento de ensino que o seu filho frequenta ou aceda ao site: http://www.imigrante.pt/campanha_SEF_escola.htm.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Interculturalidade, como objectivo social e cultural

O Ideal da interculturalidade !

Os laços de amizade e as relações sócio-culturais que unem Portugal e Brasil remontam há já mais de 500 anos, mas têm-se refortalecido e diversificado ao longo dos tempos. Este facto deve-se em grande parte aos fortes fluxos migratórios registados entre estes 2 países irmãos.

Mais do que uma língua comum, o que os une é um sentimento de partilha e de amizade fraternal. Isto, aliado ao espírito de entreajuda permite uma melhor integração e interacção do imigrante no seio da nova sociedade.

Hoje em dia, devido à cada vez maior multiculturalidade da sociedade portuguesa, os desafios são cada vez maiores e para se alcançar uma coexistência pacífica entre culturas, benéfica para todas elas, é necessário um comportamento baseado numa conduta assente nos valores da paz, da cidadania, da igualdade, da tolerância e da solidariedade.




É esse mesmo o objectivo último da interculturalidade: a aprendizagem, valorização e mútua adaptação de e entre culturas. Promover o diálogo e a convivência tornam-se então fundamentais.

Ora, graças ao trabalho conjunto entre associações de imigrantes como a CBL (Casa do Brasil) e entidades públicas representativas/fomentadoras do diálogo intercultural como o ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) tem-se chegado a um melhor entendimento e compreensão acerca dos seus principais problemas e aspirações, o que permitiu uma ajuda e cooperação mais eficientes e, consequentemente, uma melhoria generalizada do seu nível de vida e de participação social, contribuindo para a consolidação de uma sociedade mais tolerante e coesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário