Bem Vindo!

Entrou no blog do grupo de Área de Projecto, da Escola Secundária Miguel Torga, cujo trabalho incide sobre o tema A Imigração da População Brasileira para Portugal, com o qual se pretende:

1. Conhecer a população Brasileira em Portugal

2. Identificar as razões/motivações que levaram à imigração

3. Determinar o impacto da população Brasileira na Economia Nacional

4. Debater a problemática da Interculturalidade

5. Perspectivar a evolução da imigração Brasileira em Portugal

Se é cidadão Brasileiro residente em Portugal, contamos com a sua colaboração, para desenvolver este Blog .





AMIGOS BRASILEIROS,
Para melhor conhecermos a vossa Comunidade, residente em Portugal, contamos com a vossa cooperação através da resposta às quatro questões que publicámos neste Blog.

Os nossos agradecimentos e um abraço fraterno.



"O SEF VAI À ESCOLA", um projecto inovador !

Tem filhos em idade escolar?

Então saiba que, o SEF tem um importante projecto, com o nome, “O SEF vai à Escola”, com o objectivo de atribuir ou renovar títulos de residência em território português a alunos que frequentam estabelecimentos de ensino em Portugal.

Para mais informações, contacte o estabelecimento de ensino que o seu filho frequenta ou aceda ao site: http://www.imigrante.pt/campanha_SEF_escola.htm.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Imigrante Brasileiro em Portugal

O perfil do Imigrante


Portugal tem vindo cada vez mais a acolher Imigrantes Brasileiros. Tem sido como a sua porta de entrada para a Europa.

Segundo dados do relatório do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), os brasileiros escolhem Lisboa como o local preferido (vivem aí cerca de 2.4397 imigrantes), sendo Faro (8.040) e Porto (7.083) outros dos principais focos migratórios.

A razão que justifica a escolha da capital como principal área de residência prende-se com o facto de aí se concentrarem o maior número de oportunidades de trabalho, o que proporciona logicamente melhores condições de vida.

A maioria é proveniente dos Estados do Paraná, de São Paulo, Minas Gerais e de Espírito Santo, das regiões Sul e Sudeste do país. 76 % entra em Portugal como turista, sem precisar de qualquer tipo de visto. Vêm e ficam, maioritariamente, com outros imigrantes (33 %) ou em casa da família ou amigos (21 %).

Considerando os Imigrantes que entraram em Portugal, após 1 de Janeiro de 2003, e segundo dados da ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), em termos de distribuição por sexo, observa-se uma elevada feminização do fluxo migratório, representando as mulheres 59 % do total de Brasileiros após a referida data.

No que respeita aos grupos etários, a maioria dos Imigrantes (75 %), encontra-se em idade activa jovem (20-39 anos). Trata-se de uma característica determinante e comum numa típica migração laboral, comum ao sexo masculino e ao sexo feminino.

Quanto à estrutura familiar da população Brasileira, 47 % são casados ou vivem numa união de facto, 42 % são solteiros e cerca de 11 % são separados ou divorciados. O cruzamento destes dados com a variável sexo permite notar que existe uma proporção ligeiramente superior de mulheres casadas ou vivendo em união de facto do que de homens (48,3 % contra 44,3 %).

Os Imigrantes que pretendem voltar ao Brasil são os que mais se relacionam com a Comunidade Brasileira. Em contrapartida, os que tencionam ficar em Portugal, procuram relacionar-se com a Comunidade Portuguesa.



28 % dos brasileiros em Portugal estão inactivos e a maioria encontra-se no sector do comércio e serviços (15 %), alojamento, alimentação e transporte.

Relativamente aos Imigrantes de nível superior, as profissões mais comuns são as de: dentista, engenheiro, técnico superior, publicitário e profissional de saúde.

Apenas uma minoria saiu do Brasil com uma perspectiva a longo prazo ou de mudança definitiva de vida. As expectativas mais comuns são: "fugir à crise e ao desemprego", "conhecer e abrir novos horizontes", "juntar dinheiro e voltar" e até estudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário